Levi Torres Madeira

 Oftalmologista e Escritor de Poemas em Cordel

Textos


Luis Aleixo 

(Luis Antônio Madeira)

98 anos

 

Nos vastos campos do interior do Maranhão, onde o sol queima forte e a terra é fértil, vive o honrado senhor Luis Aleixo. Aos 98 anos, seus olhos cansados ainda brilham com a lembrança dos dias em que ele e sua amada Elizabeth desbravaram juntos os desafios da vida na roça.

 

Desde jovem, Luis dedicou-se à agricultura, moldando a terra do Tanque em um oásis de vida e prosperidade. Cada sulco cavado, cada semente plantada era um ato de fé no futuro e um tributo ao amor que ele compartilhava com Elizabeth.

 

Juntos, eles ergueram uma família de nove filhos, alimentando não apenas seus estômagos, mas também seus corações com amor e dedicação. Os filhos cresciam correndo pelos campos, aprendendo os segredos da terra com seus pais amorosos.

 

Mas em 2020, um golpe cruel abalou a tranquilidade da fazenda. Elizabeth, a companheira de uma vida inteira de Luis, partiu para a eternidade, deixando para trás um vazio insuperável. Seu sorriso gentil e suas mãos trabalhadoras agora descansam sob a terra que tanto amavam.

 

A solidão tornou-se o companheiro constante de Luis, mas ele encontrou consolo nos braços da natureza que tanto conhecia. Cada dia ao lado dos sulcos do campo era uma homenagem silenciosa à memória de Elizabeth, uma maneira de manter viva sua presença na fazenda que construíram juntos.

 

Apesar da perda, Luis nunca desistiu. Com a força que só os verdadeiros guerreiros possuem, ele continuou a cultivar a terra, cuidando dos animais e transmitindo seu conhecimento aos seis filhos que ainda estão ao seu lado.

 

Hoje, enquanto o sol se põe sobre a fazenda, Luis Aleixo contempla o legado que ele e Elizabeth construíram juntos. Não apenas os campos verdes e as árvores frondosas, mas também os corações dos filhos que aprenderam com seus pais o verdadeiro significado do amor, da coragem e da resiliência. E, em cada brisa que sopra pelos campos, ele sente o abraço reconfortante de Elizabeth, lembrando-lhe que, mesmo na ausência física, o amor verdadeiro jamais se desvanece.

 

Levi Madeira

Filho de Elizabeth e Luis Aleixo

 

 

Levi ladeado pela querida mãe Elizabeth (in memoriam) e pelo amado pai Luis Aleixo que segura aqui um milho de sua lavoura que tanto aprecia e adora falar de suas terras

 

Luis Aleixo mostrando sua Fazenda Bom Futuro no Tanque a 65km de Imperatriz no estado do Maranhão

 

Luis Aleixo e seu filho Levi Madeira

 

Sr Luiz Madeira, lhe agradeço por ser meu pai, te amo muito

Terezinha Madeira

 

Feliz aniversário papai, 98 anos bem vividos, amo muito meu querido pai.

Aparecida Madeira

 

Diária (in memoriam) filha de Elizabeth e Luis

 

Malú e seu amado bisavô

 

Luis Aleixo em um momento de lazer

 

Bisneta Olga Maria ama seu bisavô Luis Aleixo e manda um beijinho para ele. Os dois polos de idade Olguita a mais nova da familia e bisavô Luis o mais vivido com seus 98 anos

 

Meu amigo Levi 

Como o tempo passa rápido.

E lá se vão 13 anos quando daquele janeiro de 2011 quando você escreveu e postou o cordel Milharal homenageando o seu pai. 

Naquela noite gelada bem longe do Brasil, o sono não chegava, o efeito da longa viagem e mudança de fuso horário me vez ler meus emails.

E lá dentro estava um cordel escrito para um homem de fibra e que realmente ama o seu torrão. 

Na leitura do cordel passei a conhecer um milharal lá dos Tanques, nos rincões do Maranhão.  

O protagonista desse milharal é o Sr. Luiz Madeira a quem passei a admirar pela força do trabalho de um bravo. 

A cada viagem do Levi a cidade de Imperatriz, ele ia aos Tanques e postava suas caminhadas com seu pai na terra cuidada como uma flor do campo.  

E foi assim que conheci o meu amigo Luiz Madeira. 

A sua idade de 98 anos não condiz com a sua vitalidade e o seu olhar, sempre a frente para o dia seguinte. 

O tempo passa ligeiro, muita coisa aconteceu nesse últimos 13 anos. 

Nesse período perdemos entes queridos como também o Sr. Luiz perdeu, alguns se tornaram anjos pela bondade e caridade vividos aqui na terra. 

Nunca esquecerei daquela leitura e daquele hotel, mesmo não tendo voltado lá nesses últimos 13 anos, ficaram nas minhas lembranças de viagens cada momento daquela noite e das linhas lidas daquele cordel, pois naquele momento me lembrei do meu pai que havia falecido um ano antes. 

E cá estamos ainda abençoados por Deus, eu e Seu Luiz Madeira recordando aquela passagem que me fez ser amigo desse cidadão dos rincões do Maranhão mesmo nunca nos tendo falado pessoalmente ou lhe dado um grande abraço. 

Que venham mais 13 anos e mais 13, pois quem sabe um dia iremos ainda comer juntos um milho tirado do seu milharal.

Parabéns amigo, pelo seu aniversário e que Deus te abençoe e te proteja muito.

Mario Sérgio

 

Eita Glória. Deus é maravilhoso. que Deus continue abençoando e dando força. Paz amor alegria. e mais anos de vida. Pra meu tio Luís Aleixo. E saiba que vc é um exemplo. Dr. Levi. Saiba quê adimiro sua inteligência. E dedicação a seu pai. Um homem que alem de ser primo legítimo de meu pai eles se consideravam como irmão. Tinha suas conversas de negócios e sobre a vida. Era realmente uma amizade muito bonita. Quis Deus que meu pai partisse mais sedo pra Glória. Mais aqui estamos nós pra celebrar a vida ainda juntos com o Luís Aleixo. Quê Deus o dê saúde força pra viver mais alguns anos. De vida quem sabe depois dos 100 e se for da vontade de Deus. Nós façamos essas festas juntos no nome de Jesus. Parabéns tio Luís Aleixo saúde força e vida longa. pra vc 👏👏👏👏🎈🎈🎈🎈🎈🎉🎉🎉🎊🎊🙌🎂

Hilton 

 

Parabéns meu caro professor Levi por essa justa e merecida homenagem ao seu querido pai, o sr.Luis Madeira que tive o privilégio de conhecē-lo quando em Imperatriz eu minha esposa fomos anfitrionados por você que nos levou até a fazenda onde ali, o casal o Sr Luis e dona Elizabeth nos brindavam com muita simpatia e amabilidades. O tempo nos deixa essas marcas juntamente com boas lembranças que guardamos. O Sr. Luis Madeira não condiz com a sua idade de quase um século de uma vida e história por ele protagonizada, mesmo diante da irreparável perda de sua amada esposa há quatro anos, ele ainda continua com toda sua obstinação, mesmo que as vezes o chão lhes falte nos pés, mas creio que há um alento maior a lhe induzir a celebrar a cada dia, a alvorada de um novo amanhecer. Que exemplo ele nos dá, máxime, a todos seus filhos, netos, bis netos, genros e noras e demais que se privam de sua boa a amável convivência. Um privilégio pra poucos, comemorar 98 anos de vida, bem vividos. Parabéns. Abraços João Abreu e Raimundinha.

 

Grande Pai...Grande filho...

Excelente família....

Hoje no seio das famílias, infelizmente vivemos outras formas de ser e de pensar...

As famílias hoje não dão valor aquilo que nos fez grandes...A nossa contribuição da construção de uma sociedade moderna..

Mas que eles na maioria são incapazes de avaliar com a devida responsabilidade .. 

Esperemos que ainda possam corrigir ..

Um grande abraço a esse Senhor Seu Pai..

Alberto Borges

Vila Real - Portugal

Levi Madeira
Enviado por Levi Madeira em 11/03/2024
Alterado em 18/03/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Obrigado pela visita e volte sempre!