AVENTURAS NO EGITO
20 dezembro 2019 a 03 janeiro 2020 Hoje vinte de dezembro Aventura começou O destino é o Egito Onde faraó reinou Fatos inacreditáveis A história registrou E sofreu na escravidão Mas depois virou o jogo Após interpretação Do sonho de faraó Ganhou fama na nação Muitos anos se passaram E então Moisés nasceu Retirado de um cesto Que no Nilo apareceu Bem depois salvou seu povo Do martírio que sofreu Minhas filhas Ingrid e Sthéfane Esta história lhes narrei Desde muito pequeninas Eu contando cochilei Querem agora ir no Egito Comprovar o que lhes contei Partindo de Fortaleza Em São Paulo aterrissamos Após longas cinco horas Novamente decolamos Passando por Etiópia Lá no Cairo então pousamos A viagem é muito longa Levantei pra alongamento De São Paulo a Addis ababa Doze horas cortando o vento Ethiopian Airlines Voando no firmamento Nosso time somos cinco Aventura e diversão Vai Levi e a Eneida Pretendendo muita ação Sthéfane, Ingrid e Tobias Cuidam da organização As pernas ficaram inchadas Quem não se movimentou Podem ter dormido bem Mas exercício faltou Eu andei e alonguei E nada em mim inchou Aviões são muito grandes Ótima tripulação Com travesseiro e lençol E gostosa refeição Tão lindo os aeroportos Que chamou nossa atenção Ao chegarmos no Egito Passamos na imigração Em seguida pro hotel Passaporte ali na mão Um descanso merecido Muitas horas de avião Hoje já fomos no Nilo Tanta história e tradição Olhando tão belo rio Eu senti grande emoção José, Moisés e Jesus Pisaram naquele chão Queóps, Quéfren, Miquerinos Fomos então explorar Magníficas pirâmides Coisas pra se admirar Maravilhas deste mundo Que não vão se replicar O frio estava tremendo Isso nunca imaginei Nem Paris foi tão gelado Quando a França visitei Um perrengue inesperado Só neblina eu avistei Em torno destas pirâmides Muita gente te abordar Vendedores ambulantes Querem mimos empurrar Pra dizer "não obrigado" "La shukraan" podes falar Fomos no Museu do Egito Tem magia este lugar Estátuas de Faraós Múmias de se admirar Tem inúmeros sarcófagos Uma história a contar Sessenta e cinco faraós Comandaram essa nação Foram trinta dinastias Magestade e muita ação Com poder absoluto Concentrado em sua mão Ramsés, Tutankamon Só para exemplificar Foram faraós famosos Lendas a perpetuar Nefertari foi rainha Que nasceu para brilhar Visitando o bairro COPTA Eu vi harmonização Vi sinagoga e mesquita Vi mercado e muita ação A Igreja da Caverna O poço da salvação José, Maria e Jesus Sofrendo perseguição Nesta igreja se esconderam Como escudo e proteção Neste poço eles beberam Imagine a sensação Voltamos lá nas pirâmides Agora sem serenar Visão extraordinária Bom para fotografar Em seguida nos camelos Um passeio fomos dar Montando um destes camelos Começou a estrondar Meteorito gigante Comecei a avistar No deserto do Saara Ele ia espatifar Ir no Egito é possível Qualquer um pode chegar Mas salvar nosso planeta Meteorito parar Só mesmo um super homem Veja aqui se duvidar Embarcamos pra Aswan Deserto sobrevoar Navegamos pelo Nilo Após avião pousar Templos e mitologia Passamos a visitar Em seguida num navio Passamos a embarcar Quatro dias serão pouco Para tudo desfrutar Até a dança do ventre Um casal veio dançar Navegando pelo Nilo Olhando a vegetação Animais ali pastando Cada linda embarcação A história de Moisés E muita reflexão Quando era uma criança Num cestinho foi levado Pelas águas deste rio Pra não ser sacrificado E na nobreza da corte Moisés assim foi criado E na cidade de Luxor Templos pra contemplação Esculturas faraônicas Haja imaginação Passeamos de charrete Eu ali na condução Muito cedo da manhã Mal o dia aparecendo Seguimos numa aventura Algo novo ali vivendo O destino era voar Ver o sol aparecendo Vinte gigantes balões Pra voar se preparando O fogo movido a gás Ao balão vai insuflando Cada qual com vinte e dois Estamos sobrevoando Ingrid, Sthéfane e Tobias Eram lá pura emoção Um sorriso em cada rosto De alegria e vibração Eu também voei com eles Que bela contemplação Partimos para Hurghada Resorts na imensidão Cada um mais luxuoso Mar Vermelho que emoção Aquele da travessia De Moisés e multidão Neste mar nós mergulhamos Água azul bem transparente Os peixes nadando alegres Bem pertinho ali da gente Nesta ilha Paradise Uma paz está presente Pegamos voo para Cairo A viagem terminando Dia inteiro no mercado E mais souvenirs comprando De papiro a faraó Duas malas carregando A pechincha no Egito Já é uma tradição Você tem que pechinchar Até mesmo à exaustão Fechando então o negócio Com um aperto de mão Nossos guias foram TOP Nada nos deixou faltar Falando nosso idioma Para nos tranquilizar Ao Amir e ao Sabry Obrigado eu vim lhes dar Nossa agência foi demais Superou no seu papel Conduzindo nos passeios Por terra, água e no céu Para a Maktub Travel Eu aqui tiro o chapéu Assim foram quinze dias Que gostosa sensação Um mergulho na história Outra civilização Aventuras no Egito Cravou nosso coração Levi Madeira - Médico e cordelista, autor deste cordel Quando minhas filhas Sthéfane e Ingrid escolheram o Egito como nosso roteiro para a viagem de fim de ano confesso que fiquei meio desanimado. Muito longe, achava perigoso e não tinha certeza se o alto investimento valeria a pena. Mas a viagem foi simplesmente maravilhosa. Nos surpreendeu em tudo. Unânime que foi a melhor internacional que fizemos. Povo muito simpático. Imersão cultural impressionante. Muito pra se ver e praticamente todos falam inglês. Estava muito frio. Temperatrura na faixa de 9°. Nosso guia Amir Al Ganainy foi maravilhoso, gentil e atencioso. É egípcio mas fala bem nosso idioma português. Estivemos conhecendo o Egito pelos ares de avião e balão, pelo deserto de camelo, pelas estradas de van, pelas cidades de charrete, pelo Rio Nilo de navio e pela história com nossos olhos, ouvidos e a alma! A moeda é o EGP Pounds e cada dólar vale 16 pounds. A maioria dos estabelecimentos recebe a moeda local e também dólares. Algumas poucas aceitam euros. Os egípcios adoram negociar e você pode pechinchar à vontade até fechar um bom negócio. No mercado Khan Kalille você encontra tudo que procura e por preços muito mais em conta. Deus sobre tudo e com todos os povos! A quem desejar visitar o Egito desnude-se dos medos e mergulhe nessa aventura! Vale muito a pena! Eneida Maria Cruz Lustosa Madeira - Terapeuta Ocupacional e Esteticista Refletindo em pleno deserto do Saara no Egito sobre a magia do mesmo com sua areia brilhante como pó de ouro e suas pirâmides exuberantes. Com um povo simples e de uma humildade apaixonante. Mesmo com suas carências econômicas o sinal marcante é o sorriso! Nenhum nunca se apresentou de cara emburrada e a lição que fica diante das monumentais esculturas dos faróis que ainda hoje sustentam economicamente o Egito é que a felicidade está nos humildes.
Ingrid Lustosa Madeira Neves - Médica Oftalmologista - Plástica OcularFalar sobre a MELHOR VIAGEM da minha vida é fácil, difícil é não querer ter ficado mais tempo imersa em tanta cultura, história e belezas!! Durante esses dias em que passamos no Egito pude concretizar um ciclo e vivenciar o que seria a idéia daquela terra distante que eu ouvi muito ser contada e cantada na infância por meu pai que passava as noites falando de José e Moisés, no cruzeiro que fizemos no rio Nilo pude ouvir essa história e me sentir criança novamente... superei barreiras de medo, andando a camelo, passeando de balão e mergulhando no Mar Vermelho!! Voltei renovada e mais leve, despida de muitos preconceitos e grata a Deus e minha família por esse inesquecível final de ano!! Sthéfane Lustosa Madeira - Acadêmica do 6º ano de Medicina Que benção poder ver tudo que vi nessa viagem! Um mundo totalmente diferente do meu, que me afagou a alma! Mais do que toda a riqueza histórica, que eu imaginava ver, me surpreendeu o povo egípcio e os seus costumes! Do mesmo modo que queríamos conhecer um pouco do universo deles, eles também tinham muita curiosidade à respeito de nós! Lá encontramos um cenário contrastante entre uma população muito humilde e os patrimônios nacionais grandiosos, que representam a maior parcela da economia através do turismo. É um destino para se ir de mente e coração abertos, para que se veja além das inúmeras e maravilhosas atrações turísticas! Uma dica: O passeio de balão em Luxor é imperdível! É super tranquilo, não faz medo algum, e é belíssimo! Que experiência! Tobias Neves - Advogado Viajar para o Egito era um sonho antigo. Desde aquele tempo do ensino fundamental, enquanto ainda estava na escola, ouvia com fascínio sobre a história desse país. Era o aluno nota 10, sempre sonhava acordado quando ouvia a voz do Professor Alípio, meu grande mestre do colégio, minha atenção era máxima. Mesmo não tendo a menor idéia que algum dia pisaria naquele território, sonhava em um dia conhecer as lendárias pirâmides de Gizé, Alexandria e o seu legado com a ciência, templos, monumentos. Imaginava um cenário bucólico, com uma luz amarelo-desértica misteriosa e tudo foi muito perfeito… Como sempre imaginei. As pirâmides são absolutamente fantásticas, todas elas! Estar ao lado e até mesmo subir em um pedaço da história como aquele realmente me emocionou. Os templos egípcios ao longo do Rio Nilo também são absurdamente encantadores. E o Mar Vermelho foi uma das coisas mais lindas que já vi! Visitamos o museu do Cairo, onde podemos ver o tesouro do Faraó Tutankhamon, e diversas relíquias das demais dinastias do Antigo Egito. Durante o cruzeiro, o rio Nilo esteve em evidência. Observei o rio, a vegetação verde, com palmeiras e tamareiras e, ao fundo, o deserto. “Uma imagem contrastante e intrigante”. Outro ponto marcante é o sol - considerado pelos antigos egípcios como um Deus - que proporciona a vista de seu nascer durante o vôo de balão, ou ao se por, “atrás” do deserto. Voar de balão foi a melhor sensação da minha vida e ficará marcada para sempre em minha memória. Essa viagem foi uma experiência “fantástica”. Além de aprender sobre a parte histórica do Egito Antigo, tive contato com a sociedade atual do país, de maioria muçulmana. “É muito diferente da ocidental e, a meu ver, um povo que recebe muito bem os turistas. Foi uma experiência única, extremamente valiosa e enriquecedora”. Para o leitor ler esse cordel deve ser algo muito prazeroso, eu posso me considerar um privilegiado por acompanhar cada parágrafo desse poema e está ao lado desse grande médico e cordelista Dr. Levi Madeira que a cada emoção no Egito, pincelava nossa viagem com rimas perfeitas. Também agradeço a Deus por ter proporcionado essa viagem ao lado da minha família e amada esposa Ingrid. Levi Madeira
Enviado por Levi Madeira em 13/01/2020
Alterado em 18/01/2020 |