Levi Madeira Ansilgus Prezado Leitor, estimada leitora,
Tive a honra de receber um convite do renomado escritor Pernambucano de Recife, Antônio Silva, mais conhecido no Recanto das Letras por Ansilgus, para juntos, embarcamos numa parceria para produzirmos um cordel com o MOTE: Mestre não é quem ensina / Mas quem consegue captar. Logicamente aceitei o convite e convido você a embarcar conosco nesta aventura, lendo este cordel e deixando seu comentário que será muito apreciado!
CORDEL – Mote: Mestre não é quem ensina / Mas quem consegue captarOitavas de sete sílabas poéticas // Esquema de rimas: ABABCDCD Ansilgus assim se expressou... Dizia um grande poeta, Até com certa freqüência, Sua frase predileta, Que continha sapiência, Nunca consuma aspirina, Mas não deixe de lutar, MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. Pensando bem, na verdade, Um provérbio verdadeiro, De muita capacidade, Que se tornou corriqueiro, Fala-se em qualquer esquina, Basta saber escutar, MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. No meu tempo de estudante, Aos livros dava valor, O ensino bem cativante, Por conta do professor, E mesmo sendo traquina, Nunca fui de relutar, MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. Mas as coisas hoje em dia, Estão muito diferentes, O ensino virou anarquia, Por conta d’alguns docentes, Se brincar temos angina, Que só chega pra matar, MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. O governo facilita, Quando deve endurecer, Isso é matéria esquisita, Sempre pra favorecer, Um tiro de carabina, Para o curso abreviar, MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. Professor em sintonia, Não costumava faltar, Estava lá todo o dia, Ganhava pra trabalhar, Assim como uma doutrina, Não gostava de abrandar, MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. Levi Madeira assim compôs... Um convite eu recebi Com muita satisfação De um mestre que ainda não vi Mas que está no coração Vai ser pura adrenalina Com Ansilgus trabalhar MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. Nesta vida vi de tudo Professor que ensinava Mas vi também carrancudo Até bullying praticava Uma atitude cretina Que não dá pra suportar MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. O bom mestre não se cansa Sempre ensina com paixão Mesmo sem uma poupança Segue com motivação Ganha pouco, pobre sina É preciso isto mudar MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. Em qualquer atividade Algum mestre encontramos E sempre deixa saudade Quando dele separamos Da escola à oficina Ou mesmo em qualquer lugar MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. Falar pouco e mais ouvir Ao discípulo dar valor Não vai demais exigir Pra provocar um terror Se alegra e se fascina Se o discípulo ultrapassar MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. Um bom mestre em harmonia Muito vai incentivar Acorda com a luz do dia Já quer logo trabalhar Ensinar é sua rotina É extensão do seu lar MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR. Mestre Ansilgus um prazer Foi vir nesta embarcação Quero aqui agradecer Do fundo do coração Nossa amizade se afina E bem mais vai aumentar MESTRE NÃO É QUEM ENSINA, MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR.
Continua... Com sua interação ou comentário que será muito bem vindo!
Levi Madeira e Ansilgus
===================================================
INTERAÇÕES ===================================================
A escritora Fernanda, que é a Rainha dos Acrósticos, assim se expressou: Bom dia Levi e Ansilgus, titãs das letras, cordelistas de primeira grandeza. Meus aplausos!!
L.ecionar é um mandamento
E.nsinar é um ato de amor V.er o querido professor I.nvestir no ensinamento A.prender é necessário N.os estudos temos valor S.oletrar o abecedário I.nteragir com o professor L.eitura é muito importante G.arante um futuro brilhante U.m professor vale mais que diamante S.aber ler e escrever é importante Desejo lindo domingo, na Paz do Senhor!! Beijooo
===================================================
A escritora Conceição Gomes, brilhantemente interagiu e falou do maior de todos os mestres Jesus Cristo
Cristo, o grande professor
Nos deixou o seu legado Ensinai com muto amor Na cidade ou povoado Nosso filhos educar Para o mundo comandar Mestre não é quem ensina Mas quem consegue captar.
===================================================
O grande rotariano do Rotary Club de Fortaleza-Centenário e exímio professor, nos deixou esta maravilha:
Deixo aqui o meu abraço
Com muita satisfação Pois não sinto nem cansaço Diante de tanta lição Vejo que você se afina Com a linguagem popular Mestre não é quem ensina Mas quem consegue captar Marconiéliton - RC Fortaleza-Centenário
===================================================
Fernando Freire nos brindou com este belo acróstico, obrigado! (A)rautos da poesia (P)arabéns pelas mensagens (R)imadas com sabedoria e (E)mitidas com coragem. (N)um duelar elegante (D)izem: MESTRE NÃO É SÓ ENSINAR (E)is um tema fascinante (M)AS QUEM CONSEGUE CAPTAR.
===================================================
José Humberto da Silva também embarcou conosco e assim compôs...Muito obrigado prezado poeta!
Assim que o mote li
Já surgiu inspiração Pegar carona resolvi No tema do cirurgião Que cuida da retina Faz o povo enxergar Mestre não é quem ensina Mas quem sabe captar Ansilgus outro poeta Já deu sua colaboração E assim se completa Gigantesca interação Idéias na mente fulmina Ele sabe bem expressar Mestre não é quem ensina Mas quem sabe captar
===================================================
O mestre em salas de aula e em poesias, Carlinhos Cordel, foi mais um passageiro nesta abençoada embarcação! Obrigado querido amigo!
Esse mote é importante
Serve-me de inspiração Sou professor e amante Dessa nobre profissão Ensinar é minha sina Eu adoro lecionar Mestre não é quem ensina Mas quem consegue captar
Parabéns pela bela página poética. Um abraço!
===================================================
Rondoniapoesias entrou de cheio no nosso barco e pegou o remo com todo o gosto, vejam só..
Já há mais de vinte anos
Trabalho na educação Sou grande observador Do que passa em minhas mãos E algo que me fascina É o saber observar MESTRE NÃO É QUEM ENSINA MAS QUEM SABE CAPITAR. Já diz o grande ditado Que tudo é vaidade Que a mentira só perdura até surgir a verdade Quem sabe não se amofina Na hora de explicar MESTRE NÃO É QUEM ENSINA MAS QUEM SABE CAPITAR Tenho visto nessa lida Cada coisa engraçada De pessoas enludidas Que diz ter sinceridade Uma atitude cretina Difícil de acreditar MESTRE NÃO É QUEM ENSINA MAS QUEM SABE CAPITAR.. DESCULPE CARO AMIGO MAS ESTÁ TÃO BEM BOLADO SEU CORDEL QUE NÃO RESISTI E ME ATREVI INTERAGIR. ABRAÇOS.
===================================================
Foi grande honra ter conosco aqui a companhia da escritora Sônia Nogueira que já conta com 1897 textos e 90339 leituras e é também de Fortaleza. Seja bem vinda Sônia! Mestre Recebi o convite aqui Rumei logo no Recanto E li o cordel do Levi Cheio de graça, de canto Vim mesmo olhar a neblina Peguei óculos pra mirar MESTGRE NÂO É QUEM ENSINA MAS QUEM CONSEGUE CAPTAR
===================================================
O cantor e compositor Gildomar Marinho, maranhense e residente em Fortaleza, funcionário do Banco do Nordeste também embarcou conosco e assim compôs... Dois poetas que se afinam Em um encontro virtual Aos seus leitores ensinam Uma verdade real Com elegante disciplina E uma beleza sem par Mestre não é quem ensina Mas quem sabe captar
Captando a poesia
Não pude deixar de ver A beleza da magia Tão sutil a nos dizer Que a vida é pequenina Um aprendizado sem par Mestre não é quem ensina Mas quem sabe captar
Pois na nossa trajetória
Poucos verbos, bons exemplos São caminhos de vitória Bem mais que salas e templos Uma verdade é divina Na arte de ensinar: Mestre não é quem ensina Mas quem sabe captar.
Parabéns Dr. Levi e Ansilgus
===================================================
Eis aqui, Dr. Levi, O cordel que mando aqui. Ele está meio sem jeito Mas tem gosto de pequi. Assim começou a se expressar nosso grande poeta do Recanto LUZIRMIL, que encanta com seus poemas enigmáticos! Obrigado querido amigo Luzirmil...
MESTRES QUE CAPTAM Mestre não é quem ensina Mas quem consegue captar Tem que ser inteligente Em tudo que vai falar Mesmo sendo professor Se não for captador Não tem muito a proclamar A arte de captar É um dom introversivo As vezes com uma frase Dá pra se fazer um livro O bom mestre tem pensar Pondera no meditar E expõe o seu juízo! Agora em se falando Em poeta professor A arte de captar É dele um real valor Pois além da poesia Tem graça e filosofia Que ao aluno dá penhor! Pela estrada da vida Seguem os mestres vividos Captando dos discípulos Seus pensares e sentidos Como retorno, na mente Outorgam-lhes de presente Seus ideais preferidos! Vai, ó canção, pelo mundo Com ciência e saber E quem te ler com atenção Venha de ti receber Os valores do ensinado Por ter tudo captado Para ter um bom viver!
===================================================
A querida amiga Ciomara, grande lojista de calçados em Fortaleza-CE, exercitando também sua veia poética assim interagiu:
Nesse espaço virtual, O que mais posso acrescentar ? Se já é um verdadeiro tesouro Da cultura popular. Mestre não é quem ensina Mas quem consegue captar. O cordel foi no passado O jornal do sertanejo... Hoje está na internet Com muita rima e gracejo Mestre não é quem ensina Mas quem consegue captar. Parabéns pela sua dedicação a cultura popular, pois essa paixão lhe dará mais doçura e ternura a vida. Um abraço cordial. Ciomara Osterno
===================================================
O grande vereador pela bela cidade de Imperatriz (MA) viu nossa embarcação passar e deu a mão, pegou uma carona e foi logo mostrando serviço e assim declamou:
Não quis eu ficar de fora
Dessa rima singular Por isso aqui nesta hora Quero também comentar O mote que bem registrou Falando do professor Que estar sempre a ensinar Mestre não é quem ensina Mas quem sabe captar Resumindo a minha parte Quero lhe parabenizar Pois escrevestes com arte Sobre quem sabe ensinar Isso do professor é a sina Mestre não é quem ensina Mas quem sabe captar ===================================================
Simone Aguiar assim se expressou: Li este dueto e não resisti em pegar um pouco de embalo.
Há mais de 18 anos
Eu estou a lecionar Tenhho orgulho do que faço Concordo com vocês ao falar Mestre não é quem ensina Mas quem sabe captar.
O professor que ensina
Sem o aluno conquistar Passa o tempo só falando E o aluno a bagunçar, porque: Mestre não é quem ensina Mas quem está a captar.
Um abraço pra você
E tambem para o seu par Aquele que lhe convidou/ Pra neste mote falar Mestre não é quem ensina Mas que está a captar.
===================================================
QUEM SERÁ O PRÓXIMO? ESTE ESPAÇO É SEU...PARTICIPE, MOSTRE PARA NÓS SUA VEIA POÉTICA!
===================================================
Levi Madeira e Ansilgus
Enviado por Levi Madeira em 29/01/2012
Alterado em 09/02/2012 |